ENTRADA

O aeroporto de Angra dos Reis foi homologado e aberto ao tráfego aéreo pela portaria 134/1979 do Departamento de Aviação Civil, tendo, em 1990, sua administração, manutenção, exploração e operação delegadas ao Estado do Rio de Janeiro, por meio de convênio firmado com a União.

A ANGRA AERO-PORTOS LTDA assumiu a concessão da prestação de Serviços Públicos de administração, manutenção, operação e exploração comercial do Aeroporto de Angra dos Reis por força do Contrato de Concessão, firmado em 1º de setembro de 2005 e respectivo Termo Aditivo, firmado em 22 de maio de 2006, objeto da Licitação sob a modalidade de Concorrência Pública.

O município de Angra dos Reis tem uma localização privilegiada, entre as duas grandes metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, entretanto não dispõe de um sistema rodoviário bem estruturado. A principal rodovia que o atende (BR-101) apresenta longos trechos cruzando áreas urbanas, não é duplicada em grande parte de sua extensão, possui rigoroso controle de velocidade por radares, sendo a velocidade média de tráfego inferior a 60 km/h. Nesse quadro, o transporte aéreo adquire grande relevância, ao oferecer uma opção de acesso mais fácil, rápida e segura. As instalações do aeroporto de Angra dos Reis localizam-se à Rua Prefeito João Galindo, Distrito da Grande Japuíba, às margens da enseada da Japuíba. O acesso se dá a partir da rodovia BR-101.

A Baía da Ilha Grande, às margens da qual se encontra o Aeroporto, possui monumental beleza, uma grande diversidade de praias e ilhas e amplas áreas cobertas por Mata Atlântica muito bem conservada. Todos esses fatores, aliados ao grande polo náutico existente no município de Angra dos Reis, são atrativos para veraneios de familias do Rio de Janeiro e Sao Paulo e turistas  de tod o Brasil, principais usuários do aeroporto.

Atualmente a estrutura existente no aeroporto comporta apenas voos executivos diurnos, de aviões de pequeno porte, sendo necessários investimentos e melhorias a fim de inserir o empreendimento na rota da aviação comercial nacional. Para tanto, já há licença de instalação, emitida pelo INEA, contemplando: ampliação da pista de pouso e decolagem, dragagem, aterro, construção de enrocamento, ampliação do pátio de aeronaves, construção de um novo taxiamento, implantação de balizamento noturno e construção de casa de força e torre de controle. Existe também pendente de complementação, licença ambiental para implantação de uma marina e um hotel na área da concessão.

Com o intuito de oferecer maior comodidade aos usuários, além das obras previstas e já licenciadas, pretende-se agora implantar no local hotel com centro de convenções, bem como uma marina para permitir a interligação com o modal de transporte marítimo (Terminal Aero-Rodo-Marítimo).

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